Obrigações na construção de empreendimentos
O incorporador e o construtor são os mais verdadeiros visionários que existem no mundo, pois empenham um valor numerário extremamente elevado para concretizar o empreendimento, e que vai ficar pronto dentro de alguns anos (2 ou mais anos), e tem a conta com a CERTEZA de que este produto, após a sua conclusão, de que vai contar com o aceite da sociedade, venda assegurada e principalmente o retorno financeiro.
Espera-se uma situação de mercado, com vistas ao passado e na esperança do futuro…
Empreendimento Finalizado
Após o empreendimento pronto, e as responsabilidades são repassadas para uma outra pessoa, contudo, situações que são originadas em projeto e poderiam ser resolvidas facilmente (com menor custo), antes da entrega do empreendimento (conclusão da obra), podem gerar muitas dificuldades, e que determinam ainda mais serviços, mesmo após a obra já entregue ao condomínio ou novo administrador.
Dessa forma culminam na manutenção da equipe de assistência técnica da construtora, ou se tornam em problema ainda maior, pela simples ausência de atitude do responsável em uma continuidade por parte do novo administrador, de um programa de manutenção planejada, e de acordo com os limites de garantia dos produtos empregados no empreendimento.
Confira abaixo quais pontos devem ser verificados antes de finalizar o Empreendimento
O empreendimento tem os projetos prontos para o início das atividades?
Pense bem, projeto de arquitetura, estrutural, elétrico, telefônico, dados (CFTV, internet), hidráulico e de incêndio, bastam?
Já pensou que a água é um grande problema na edificação? Por que não fez o projeto da impermeabilização? Pensou no bolor que forma em áreas sem troca de ar? Cadê o projeto de ar condicionado, ou de troca térmica?
Tem os projetos aprovados? Que pena, a obra começou e o bombeiro determinou que tem que haver aberturas diferentes, paredes especiais. Vai precisar quebrar, fazer de novo?
Por que o gerente da obra não tem uma previsão de custos que dê certo? Por que precisa de mais funcionário? A obra atrasou, e isso vai custar mais caro?
O responsável da obra quer se livrar do empreendimento, ou de fato ACABOU a construção? Que garantia existe de que não tem nada pendente?
Quem é a pessoa capacitada, com conhecimento, habilitação, competência, em fazer o aceite do empreendimento, e CONFIRMAR que aquilo que é para ser construído, foi construído de fato. Ou é só “dar uma olhadinha”, e tudo bem? Quais os valores envolvidos nesta “olhadinha”?
Qual a frequência na qual você vai ao médico? Não fez um check-up, ainda? Certamente você levou o seu carro para a revisão anual, trocar o óleo, etc? O seu carro é mais importante do que você? Há, entendo, ele leva vidas, e por isso precisa ser garantido. Pense bem, você mora em um edifício, atravessa sob um viaduto, vai a um estádio de futebol, trabalha em um escritório. Quem ou quando (ou se foi feito) algum check-up foi feito na estrutura? basta “uma pintadinha” ou “garibada“, e tudo bem?
Assim como um carro que tem a garantia de fábrica, o empreendimento também tem a sua garantia de fábrica. Como requisitar? Quais as exigências para ser concretizada a garantia dada pela construtora? Quais são estes limites (prazos, produtos)?
Acompanhe nas redes sociais